Aguarde, Carregando...

06/07/2018

  • Erlon Martins Tostes

Gestão de CIPA

CIPA é fundamental para proteger saúde e garantir melhor condição de trabalho

O que é a CIPA?

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho), tem o papel de prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho.

De acordo com o artigo 163, da Consolidação das Leis do Trabalho, e a NR5, ou melhor, a Norma Regulamentadora 5, a Comissão Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho é uma obrigação legal, sendo o Ministério do Trabalho o responsável pela regulamentação, composição e a fiscalização do funcionamento nas empresas.

Quais são as atribuições da CIPA?

Confira algumas atribuições da CIPA:

  • Promover, em parceria com a empresa, a Campanha de Prevenção à AIDS;
  • Levantar os riscos relativos ao trabalho, e providenciar o mapa de riscos;
  • Fazer o plano de trabalho visando ações preventivas;
  • Implementar, monitorar e avaliar a qualidade das medidas de prevenção;
  • Juntamente ao SESMT ou empregador, participar de reuniões de avaliação de impactos ambientais e processos de trabalho envolvendo a segurança e a saúde do trabalhador;
  • Analisar com o SESMT ou empregador as causas de doenças e acidentes de trabalho, e propor soluções para os problemas identificados;
  • Fazer cumprir as Normas Regulamentadoras (NRs) e convenções coletivas de trabalho relativas à segurança e saúde no trabalho;
  • Identificar os locais que possam ocasionar riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores e, caso necessário, solicitar ao SESMT ou empregador, a paralisação de equipamentos ou áreas;
  • Contribuir para o desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e outros programas relacionados à saúde e segurança do trabalho;
  • Solicitar à empresa cópias das CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho) emitidas;
  • Anualmente, promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.

Qual a importância da CIPA?

A CIPA é responsável por observar quais são os riscos iminentes e promover formas de prevenção.

Além disso, será a comissão responsável por desenvolver diversos eventos que auxiliam na promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Por conta disso, a CIPA é muito importante como instrumento de conscientização para todos os funcionários.

Quais são os objetivos da CIPA?

O principal objetivo da CIPA é prevenir acidentes de trabalho e promover a saúde dos funcionários. Para isso, a comissão realiza diferentes atividades e ações.

Para atuar e conseguir atingir o proposto, há um checklist que a empresa deve realizar. Nele, estão todos os pontos que garantem a segurança do colaborador.

Como é o funcionamento e quais as atribuições da CIPA?

Para atuar, a CIPA tem uma estrutura de funcionamento e as atribuições que devem ser seguidas. O principal ponto da comissão é a realização de uma série de reuniões para a organização das ações a serem desenvolvidas.

As principais atribuições são:

  • Determinar quais são os pontos que apresentam riscos na empresa;

  • Observar as normas em relação aos trabalhos executados e se há algo em desacordo que precisa ser melhorado;

  • Realizar um relatório sobre as condições de trabalho do espaço, com todas as observações necessárias;

  • Estabelecer um plano de ação que considere a adequação dos pontos em desacordo;

  • Focar opções de prevenção aos acidentes;

  • Manter avaliações periódicas do local do trabalho, estabelecendo quais foram as mudanças apresentadas e quais pontos devem ser melhorados.

Essas questões são analisadas em conjunto com a atuação dos funcionários e da empresa. Além disso, a CIPA deve atuar para a realização de promoção da saúde, de uma forma geral.

Quais os benefícios da CIPA para a empresa?

Desde que a Laura começou na CIPA, ela percebeu duas coisas. Primeiro: envolve muito trabalho. Segundo: traz muitos benefícios para o negócio.

Alguns pontos são importantes para que a empresa consiga crescer. Entre os principais, estão:

1. Treinamento

Contar com uma comissão é uma forma de direcionar os treinamentos a serem executados. Em algumas funções, é essencial que haja uma constante atualização para evitar acidentes.

Os relatórios que a CIPA apresenta oferecem dados importantes para que se possa realizar treinamentos para capacitar os funcionários e diminuir os riscos de acidente.

2. Melhores condições de trabalho

Todo o cuidado que é realizado pela CIPA permite que as condições de trabalho sejam melhores. Além de um ambiente mais seguro, também é possível ser mais produtivo, sem a preocupação com os pontos frágeis do sistema.

Já em relação aos acidentes de trabalho, como é realizado um acompanhamento contínuo, pode-se encontrar os erros e corrigir as falhas. Esse feedback constante faz com que os colaboradores se sintam mais seguros.

3. Redução de custos

Os acidentes de trabalho envolvem gastos elevados para a empresa. Por isso, contar com uma CIPA atuante leva a uma economia importante.

A atuação tanto na prevenção como na observação de riscos permite um direcionamento dos gastos. Essa ação favorece, também, que a aplicação dos recursos seja feita de forma mais inteligente.

Como você percebeu, a CIPA é uma comissão importante dentro do sucesso da empresa, permitindo que os seus colaboradores sejam protegidos. Vale rever os processos de sua empresa e ver que melhorias são possíveis fazer para garantir o sucesso do bem-estar de todos