São José do Rio Preto/SP
-
-
-
(17)98164-9101
Aguarde, Carregando...
São José do Rio Preto/SP
(17)98164-9101
01/05/2018
A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional. A telemedicina já é utilizada em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas. A prática se popularizou mais durante a pandemia de Covid-19, quando o governo brasileiro liberou também as teleconsultas.
Com o uso de tecnologias de informação, que agregam qualidade e velocidade na troca de conhecimento, os médicos podem tomar decisões com maior agilidade e precisão. Por meio da telemedicina, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país, utilizando computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets conectados à internet.
A Telemedicina é a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações nos diferentes níveis de atenção à saúde, entre profissionais de saúde e entre médicos e pacientes. A telemedicina favorece a assertividade de diagnósticos e tratamentos.
Esse método de atendimento através de uso de tecnologias eletrônicas para o serviço de saúde de qualidade é cada vez mais utilizado para ampliar a cobertura de atendimento, monitorar pacientes, trocar informações médicas e analisar resultados de exames. O processo não envolve somente atendimento assistencial, ele contribui para educação em saúde (capacitando continuadamente os profissionais envolvidos) , pesquisa, prevenção de doenças e agravos e promoção da saúde.
Além de viabilizar cuidados de saúde para parte da população que carece desse atendimento, seja pela localidade onde vive ou condição clínica, ela permite aos profissionais de saúde que confirmem resultados de exames, ouçam uma outra opinião, e até auxiliem ou recebam auxílio remoto em uma cirurgia.
Os atestados, laudos dos exames podem ser produzidos e entregues em formato digital, servindo como apoio importante para a medicina tradicional. Um especialista pode contribuir com o diagnóstico ou tratamento que está sendo realizado por outro profissional em qualquer lugar do mundo. Basta que tenham acesso à internet e troquem informações.
A telemedicina já é aplicada no mundo todo, é segura e legalizada, e, está de acordo com a legislação e as normas médicas através do sigilo profissional, guarda e proteção de dados do atendimento, respeitando a Lei de Proteção de dados. Ela abrange educação, consultas e assistência.
Sim, a telemedicina já é regulamentada no Brasil. A atual legislação refere a Lei 14.510, de 2022, que autoriza e disciplina a prática da telessaúde em todo o território nacional
Esta lei altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e revoga a Lei nº 13.989, de 15 de abril de 2020.
Alguns dos pontos trabalhados na legislação são:
A telemedicina traz uma série de vantagens significativas para a população em geral. Veja alguns dos principais benefícios dessa abordagem para cuidados médicos.
A ampliação do acesso à assistência médica, especialmente para pessoas que vivem em áreas remotas, rurais ou com dificuldade de acesso a serviços de saúde.
Através da teleconsulta, pacientes podem se conectar independentemente da sua localização geográfica.
Isso reduz as barreiras físicas e oferece a oportunidade de receber atendimento médico de qualidade, mesmo quando distantes de grandes centros urbanos.
A telemedicina oferece conveniência e economia de tempo para os pacientes. Consultas médicas podem ser realizadas virtualmente, eliminando a necessidade de deslocamentos, tempo de espera em consultórios e trânsito.
Isso consegue ser especialmente benéfico para pacientes com mobilidade reduzida, idosos ou aqueles com limitações de transporte. Além disso, pode reduzir os custos associados a viagens e hospedagem para consultas em outras localidades.
Através dela, é possível garantir a continuidade do cuidado médico, permitindo que pacientes sejam acompanhados de forma regular, mesmo à distância.
Isso pode ser valioso para pacientes crônicos que necessitam de monitoramento constante e ajustes no tratamento.
Além disso, ela facilita a coordenação entre diferentes profissionais de saúde, permitindo a troca de informações e opiniões de forma ágil e eficiente.
A última das vantagens da telemedicina é que, durante situações de pandemia ou surtos de doenças contagiosas, ela desempenha um papel crucial na prevenção do contágio.
Ao evitar deslocamentos e contato físico desnecessário, ela ajuda a reduzir a disseminação de doenças infecciosas, protegendo tanto os pacientes como os profissionais de saúde.